Agência de notícias entra em ação

Alunos do curso de jornalismo atuam na cobertura de assuntos de diversas áreas

Notícias de Brasília

Saiba quem faz a história de uma cidade.

Esporte

Fique por dentro das principais notícias no esporte local.

Sustentabilidade

As questões sociais, econômicas e do meio ambiente que fazem nossa vida.

Cultura

As manifestações genuínas da nossa sociedade.

segunda-feira, 10 de dezembro de 2012

Estudantes de comunicação inovam ao representar "Fluxus" em Brasília. Confira


''Livrem o mundo da doença burguesa, da cultura 'intelectual', profissional e comercializada. Livrem o mundo da arte morta, da imitação, da arte artificial, da arte abstrata... Promovam uma arte viva, uma antiarte, uma realidade não artística, para ser compreendida por todos, não apenas pelos críticos, diletantes e profissionais... Aproximem e amalgamem os revolucionários culturais, sociais e políticos em uma frente unida de ação.''As palavras do artista lituano George Maciunas, um dos fundadores do movimento Fluxus e precursores da Arte Conceitual, inspiraram um grupo de estudantes de comunicação, em Brasília, na disciplina de história da arte, para uma demonstração inovadora do que aprenderam.


O estudante Caio Leite, um dos integrantes do grupo, aponta que cada pessoa demonstrou seus próprios sentidos e sentimentos. “Nos inspiramos no surrealismo e pop art, principalmente, o que fica evidente no uso das tintas e cores. Usamos vários elementos inspirados em clipes recentes de pop. Nos takes individuais em que cada um se pinta, cada pessoa representa uma sensação”.

O grupo seguiu uma lógica para demonstrar os sentidos: desespero, raiva, instabilidade e luxúria. Os universitários explicam que, na cena onde existem duas pessoas pintadas de dourado e prateado, a ideia era retratar o nascimento da arte e anti-arte em consonância. Elas começam a interagir entre si, como se tentassem se compreender. “Na última cena, da menina fumando, está invertida, como se todas as execuções do resto do vídeo voltassem pra ela, que compreende tudo, mas tem uma expressão indiferente”, aponta Leite. O grupo é integrado também por Mateus Aguiar, Ana Carolina Pontes e Ana Carolina Barbosa e foi orientado pela professora Déia Francischetti. De acordo com a docente, os alunos compreenderam de forma bem prática o que estudaram.

Fluxus – O artista lituano George Maciunas, de acordo com o catálogo “O que é Fluxus? O que não é? O porquê”, deu origem ao movimento, no ano de 1961, em Nova Iorque, com uma revista e uma série de concertos que criticavam a lógica comercial da arte e que valorizava a arte conceitual e a anti-arte, desconstruindo o estético para valorizar a ética. Dos Estados Unidos, o movimento seguiu para Europa e Ásia.




Manifesto original pelo Fluxus (1961)