Agência de notícias entra em ação

Alunos do curso de jornalismo atuam na cobertura de assuntos de diversas áreas

Notícias de Brasília

Saiba quem faz a história de uma cidade.

Esporte

Fique por dentro das principais notícias no esporte local.

Sustentabilidade

As questões sociais, econômicas e do meio ambiente que fazem nossa vida.

Cultura

As manifestações genuínas da nossa sociedade.

quarta-feira, 28 de março de 2012

Sustentabilidade - Parlamentares criticam legislação e "pouca" atenção à Rio +20

Parlamentares brasileiros criticaram, nesta semana, o que eles chamaram de retrocessos na legislação e a "pouca" importância dada pela Conferência Rio + 20 à questão climática.

“A questão da mudança climática é determinante para a economia verde. Portanto, é preciso começar a pensar e debater essa questão de forma mais decisiva e detalhada do que fizemos até agora“, afirmou Sandra Rios, Diretora do Centro de Estudos de Integração e Desenvolvimento (CINDES).

A ministra do Meio Ambiente Izabella Teixeira abordou ainda diversas outras inquietações do Governo relacionadas à Conferência e criticou a visão de alguns governantes. Para que o evento dê bons frutos, a ministra ainda alertou para o fato de que o desenvolvimento sustentável deve ser levado mais a sério. “Para tornar o desenvolvimento sustentável uma agenda central da política econômica, o pilar ambiental tem que ter o mesmo status de outros pilares”, afirmou.



Por Bruna Cravos - Agência de Notícias UniCEUB

Meio Ambiente - Ministra aponta dificuldades para priorizar desenvolvimento sustentável


Durante um ciclo de Palestras e debates preparatórios para a Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável (Rio+20), realizado na Câmara dos Deputados, nesta semana, a ministra do Meio Ambiente, Izabella Teixeira ressaltou dificuldades para obter a participação da sociedade e convencer governantes sobre a priorização de uma agenda voltada ao tema. “Faz parte do desafio incentivar essa participação após a realização da conferência e da construção de uma agenda com novos rumos sustentáveis”,afirmou.


 “A sustentabilidade não faz parte do discurso político. Há dificuldades em encarar o desenvolvimento sustentável como prioridade. Muita gente nem sabe o que é isso”, garante ela. A ministra criticou ainda a visão adotada pela maioria dos governantes em termos de desenvolvimento. “Os governantes devem aprender a tomar decisões hoje que só terão resultados daqui a alguns anos”.


Para o chefe da Divisão de Meio Ambiente do Itamaraty, Ministro Paulino Franco, a conscientização da população também é um passo importante. Para isso, o governo vai organizar os "Diálogos para o Desenvolvimento Sustentável", que acontecem entre 16 e 19 de junho. “A ideia é utilizar esses diálogos para convocar representantes da sociedade civil e da academia e através desses debates gerar um texto, que será encaminhado a Conferência. Onde podem ser submetidos a apreciação de chefes de estado”, garantiu.


A Conferência está marcada para daqui há 11 semanas, o que, segundo o Presidente da Fundação SOS Mata Atlântica, Roberto Klabin, significa um escasso tempo para a criação de novos debates. "Mas é suficiente para juntarmos as forças para conscientizar a sociedade civil da importância do evento”.


A Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável, a Rio+20, será realizada de 13 a 22 de junho, na cidade do Rio de Janeiro. O evento marca os vinte anos de realização da Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (Rio-92) e deverá contribuir para definir a agenda do desenvolvimento sustentável para as próximas décadas.


 Por Bruna Cravos - Agência de Notícias UniCEUB

Meio Ambiente - Ativistas marcam "hora do planeta" para sábado (31)

Mais de um bilhão de pessoas devem apagar as luzes, por 60 minutos, na maior mobilização mundial contra o aquecimento global. Isso é o que pretendem ativistas da rede WWF. A Hora do Planeta será realizada no próximo sábado (31), das 20h30 às 21h30.


A ação pode ser definida como um ato simbólico, promovido no mundo todo pela Rede WWF, para incentivar a reflexão sobre a questão ambiental. Através do gesto de apagar as luzes durante uma hora, governos, empresas,comunidades e população demonstram sua preocupação com as mudanças climáticas.


“A Hora do Planeta é um movimento de sensibilização para questões que afetam a vida humana. Ela conecta vários países do globo, no mesmo dia e na mesma hora, por um simples gesto de apagar a luz”, explica a superintendente de Comunicação e Engajamento do WWF no Brasil, Regina Cavini.


Mais de um bilhão de pessoas devem participar dessa que é a maior mobilização mundial contra o aquecimento global. O Brasil vai se unir a mais de 100 países e a mais de 1870 cidades, que no mesmo dia se mobilizarão no gesto de apagar as luzes. “A gente sabe que a Hora do Planeta é apenas uma hora,mas que o que realmente importa é o que é feito além desse período.”, complementa a superintendente.


A ação acontece pelo quarto ano consecutivo no país. No ano passado mais de 380 ícones e monumentos das 123 cidades brasileiras oficialmente cadastradas foram apagados durante os 60 minutos. Para registrar participação e obter mais informações, cidadãos, empresas e organizações brasileiras podem fazer seucadastro no site www.horadoplaneta.org.br.


Por Bruna Cravos - Agência de Notícias UniCEUB

Esportes - Advogado do Internacional tenta recurso extraordinário em Brasília

O advogado do Internacional Rogério Moreira Lins chega nesta quinta (05) a Brasília para tentar um recurso, no Tribunal Superior do Trabalho (TST), sobre o caso do jogador do Oscar, de 20 anos, que está impedido de atuar pelo clube gaúcho. A liberação do jogador, que faz parte da seleção brasileira de futebol, é o que tanto os advogados do Inter, quanto do jogador querem.


O São Paulo ganhou na justiça os direitos do jogador e agora briga para que ele volte a atuar pelo clube paulista. O internacional recorreu ao Tribunal Regional do Trabalho do Rio Grande do Sul, (TRT) e teve o recurso negado.  Com isso, os advogados tentam no TST a liberação do jogador.

O Internacional ofereceu ao clube paulista um valor de R$ 4 milhões, que foi recusado. Os advogados do São Paulo exigem o retorno do atleta ao clube.

Entenda o caso



Ainda menor, quando tinha 17 anos de idade e jogava pelas categorias de base do São Paulo, Oscar dos Santos Emboada Júnior, assinou um contrato com o time paulista. Porém, logo após chegar a categoria profissional do clube, teve metade dos seus direitos econômicos comprados pelo Inter.
O São Paulo ganhou na justiça o direito de ter o jogador, afirmando que houve um quebra de contrato. Porém segundo a legislação brasileira, nenhum cidadão menor de idade pode assinar contrato e gerar vínculo com qualquer empresa. Segundo o clube paulista, Oscar era emancipado.


Por Agência de Notícias UniCEUB

terça-feira, 27 de março de 2012

Agência de notícias transmite ao vivo jogo de basquete e notícias repercutem

A vitória do UniCEUB/BRB sobre o Flamengo, no último sábado (dia 24), diante de mais de 14 mil torcedores, transformou-se numa prova de fogo também para estudantes de jornalismo do centro universitário. A agência fez a primeira transmissão ao vivo via rádio. Professores e acadêmicos fizeram parte da equipe. Os estudantes puderam constatar, na prática, o que significa um trabalho como esse. “É uma adrenalina permanente”, dizia um dos repórteres, Rodolfo Rodrigues, aluno do quinto semestre.


Escute trechos da transmissão


 Outro tipo de transmissão das informações foi a postagem de conteúdos pelo twiter,com informações lance a lance, e pelo facebook, com a disponibilização de imagens quase em tempo real. “Eu achei emocionante. Tudo acontece muito rápido e não queremos errar. Para isso, a atenção é permanente”,  considera Gabriela Vogado, do sexto semestre.
Equipe da agência de notícias após o jogo no ginásio Nilson Nelson
Além do material postado nos veículos da agência, a equipe produziu textos para serem oferecidos para sites noticiosos,especializados em esportes, no Rio de Janeiro. Os veículos “O Repórter” e “ESPBR”aproveitaram o material assinado pela agência, com autorias dos estudantes José Maciel (texto) e Isabelle Puntel (fotos), do sétimo e sexto semestre de jornalismo, respectivamente.


Endereço da agência: agenciadenoticiasceub.blogspot.com
Twitter: @agenciaceub
Facebook: Agência de Notícias CEUB


Links para sites que aproveitaram o conteúdo
http://www.oreporter.com/detalhes.php?id=74411
http://www.espbr.com/noticias/marcelinho-flamengo-sofre-perde-para-brasilia-no-nbb


Por Agência de Notícias UniCEUB

sábado, 24 de março de 2012

UniCEUB-BRB domina clássico contra Flamengo e sobe para terceiro no NBB


O UniCEUB-BRB venceu, neste sábado,  o maior clássico do basquete brasileiro contra o Flamengo. No ginásio Nilson Nelson, empurrado por mais de 14 mil torcedores e sob bombas da torcida adversária, o atual bicampeão do basquete nacional dominou o adversário carioca do início ao fim da partida e sem perder nenhum quarto, venceu por 93 a 74. O destaque individual da equipe ficou por parte do armador Nezinho com 28 pontos e 8 assistências.


Jogo


O primeiro período de jogo começou com um pequeno susto para os donos da casa. Apesar de ter aberto o placar do clássico, o Brasília deixou que a equipe carioca abrisse uma vantagem de dois pontos no marcador. No entanto, os donos da casa logo encontraram o rumo da partida e abriram uma diferença de nove pontos, vencendo o primeiro quarto de jogo por 25 a 16.
O segundo quarto de jogo teve mais movimentação de ambas equipes. Além das faltas cometidas, oito para cada lado, os donos da casa, empurrados pela torcida, ampliaram o marcador e chegaram a abrir uma diferença de 16 pontos. Com o fim do     primeiro tempo de jogo, o placar já marcava 46 a 32 para o Brasília.                                        


Na volta do intervalo, o UniCEUB-BRB entrou em quadra com a mesma disposição que a deixou. A marcação forte e os rápidos contra-ataques engordaram a vantagem que durante o terceiro quarto chegou a 20 pontos. O atual campeão brasileiro converteu 30 pontos contra 27 do Flamengo e, se mostrou mais cauteloso na marcação ao cometer quatro faltas.


O último quarto foi o mais conturbado. A torcida adversária jogou bombas na arquibancada superior do ginásio e o jogo chegou a ser paralisado por alguns instantes. Com o retorno da partida, o time da casa concluiu a vitória sobre o rubro negro carioca, ao vencer o período por 17 a 15.








Por José Maciel e Rodolfo Rodrigues - Agência de Notícias UniCEUB
Fotos: Isabelle Puntel

Decreto estipula anexação de área localizada no Parque Olhos D’Água

Durante a solenidade que marcou as comemorações do Dia Mundial da Água, o governador do Distrito Federal, Agnelo Queiroz, assinou um decreto que determina a anexação da área localizada na EQN 212/213, na Asa Norte, ao Parque Olhos D’Água. Além disso, o decreto tem como principal objetivo resguardar a região, que poderá ser transformada em Área de Preservação Permanente (APP), o parque também terá um aumento de cerca de 30% em sua área.

Agnelo acrescentou que o Programa Brasília Cidade Parque, que já lançou até agora obras em cinco parques do DF, prevê mais 15 para este ano. O governador disse ainda que até 2014 irá recuperar 68 parques  e 22 unidades de preservação ambiental. Durante o seu discurso nesta manhã, Agnelo prometeu mais de 200km de ciclovia, ‘’ Essa cidade será a cidade da bicicleta’’ disse ele.


Por Agência de Notícias UniCEUB

quinta-feira, 22 de março de 2012

“Do jeito que está, o Plano Brasil Sem Miséria não vai acabar com a pobreza extrema”, afirma CONTAG

A Confederação Nacional dos Trabalhadores na Agricultura (CONTAG) está insatisfeita com os rumos de uma das plataformas do governo Dilma. O assessor do órgão, Luiz Vicente Facco, apontou possíveis falhas no programa. Segundo ele, muito  precisa mudar para que o objetivo do programa seja alcançado.


Facco faz um alerta sobre o número de pessoas "abandonadas" no Brasil. “São 60 mil famílias acampadas nas beiras de estradas esperando um pedaço de terra”.  Além disso, aponta que os pequenos agricultores precisam ter tratamento diferenciado, incluindo aqueles já estabelecidos e os que estão em condições de pobreza. 

“São realidades distintas que merecem políticas públicas distintas”, afirma o assessor da CONTAG. Ele contextualizou que a produção da agricultura familiar é responsável por 70% do que é consumido nas casas do brasileiros.


Sustentabilidade - Facco criticou ainda a cobertura da imprensa que, segundo ele, tem se voltado apenas para os grandes produtores. "Uma pauta que ninguém explora é a sustentabilidade, os benefícios ao meio ambiente com a agricultura familiar".

Por Amanda Belo - Agência de Notícias UniCEUB

segunda-feira, 19 de março de 2012

Nutricionista esclarece que suplementos não fazem “milagre” e indica como aumentar metabolismo para emagrecer

A nutricionista Carolina Amâncio, mestre em educação física, refuta a ideia de que alimentos ou suplementos termogênicos consigam resultado isoladamente. Embora tenha elogiado as propriedades da semente de chia, por exemplo, negou que tenha algum efeito sem que a pessoa colabore para o gasto de caloria.  Assista abaixo à entrevista da especialista.






“Não adianta tomar um suco com a chia e depois tomar um litro de sorvete. Não vai adiantar nada. O necessário é uma dieta balanceada com exercícios físicos regulares”. Além da chia, a especialista informou que não há comprovação científica de outro “queridinho” nas farmácias, as cápsulas de óleo de coco.


Ela citou alguns alimentos importantes para a aceleração do metabolismo. “Tanto a canela, que pode ser utilizada com frutas, como o gengibre, em sucos, são bons aceleradores”. Mas o ideal, antes de mais nada, é que seja procurado um nutricionista para que possa elaborar uma dieta equilibrada.
Por Maria Helena - Agência de Notícias UniCEUB

sábado, 17 de março de 2012

Campanha de enfrentamento à violência contra mulher começa por penitenciária feminina no DF

O Distrito Federal iniciou a Campanha de Política Nacional de Enfrentamento a Violência contra a Mulher, na sexta-feira, dia 16, em evento na penitenciária feminina, conhecida como Colmeia.


Para o subsecretário do Sistema Penitenciário (Sesipe), Cláudio de Moura Magalhães, o lugar era bastante propício para o começo do programa.“Todas as mulheres livres merecem a proteção do estado e da sociedade, mas o merecem também as que estão reclusas”, declara.


Ressocialização


No evento, foi lembrado que a penitenciária feminina conta com parcerias para assistência de saúde das internas, mas quer incrementar ações de ressocialização, o que inclui atividades de capacitação técnico-profissionais.


Segundo o agente penitenciário Érik Marques, há ainda a possibilidade de que as internas prestem vestibular e cursem uma faculdade. “Dependendo do regime em que a detenta se encontre, ela pode pedir para ter uma saída específica para estudo”, diz.


Para a diretora da Colmeia, Deuselita Martins, a ressocialização é papel fundamental no sistema prisional, pois, esta é a única maneira para se incutir valores positivos nos internos. “Se nós não conseguirmos colocar esses valores, eles vão retornar para a sociedade como chegaram aqui, ou um pouco piores”, afirma ela.


A detenta Danila Dands é um exemplo do que o trabalho de ressocialização pode fazer. A voz potente de Danila foi descoberta através do programa “Miss Penitenciária”, e agora, ela lançou um cd intitulado “A voz da Liberdade” no qual faz campanha contra o Crack em uma de suas canções, a“Crack, to fora!”.


Colmeia em números


Entre 1999 e 2012, o número da população da penitenciária passou de 75 internas, para 629 no total dos regimes fechado e semiaberto. Deste número, hoje a penitenciária abriga 9 detentas grávidas e 18 que já são mães e estão com seus bebês.


De acordo com a diretora Deuselita Martins, as crianças só deveriam permanecer dentro do presídio até os seis meses de idade, período durante o qual são amamentadas. Mas existem casos em que a família não quer receber a criança e ela passa a concorrer pela inserção em um abrigo. Nesses casos, elas costumam permanecer um pouco mais enquanto esperam pelos tramites legais. “Já houve casos de a criança ficar aqui até a idade de 1 ano e 2 meses,” conta.


A diretora informou também que existe um padrão nos crimes que acabaram por encarcerar as internas da Colmeia. “Aproximadamente 67% das mulheres vem presa por tráfico de drogas. E 35% são presas por tentar inserir drogas em presídios masculinos”, diz.


Novas Obras


Conforme informação divulgada pela diretora, teve início hoje o processo de sondagem do solo para a construção de um novo bloco na penitenciária feminina, que criará mais 450 vagas. “A meta é que em 2014 não exista nenhum déficit de vagas e que a gente possa colocar todas as internas estudando e trabalhando aqui dentro”, revela.


Outras duas obras importantes que, segundo a diretora, terão início na próxima semana, são a ampliação da Ala de Tratamento Psiquiátrico (ATP), que terá seu número de vagas dobrado, e a revitalização de dois blocos da penitenciária que estavam abandonados há 20 anos. O projeto de revitalização foi desenvolvido em parceria com o Centro Universitário de Brasília, o UniCEUB.



Por Sthael Samara - Agência de Notícias UniCEUB
Fotos: Gabrielle Vieira

sexta-feira, 16 de março de 2012

Crescimento econômico do Brasil é "instável", segundo pesquisa

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada (Ipea) apresentou uma pesquisa nesta quinta-feira (15/03) que mostra instabilidade no desenvolvimento do país.


Para chegar a essa conclusão, os técnicos do órgão analisaram o Índice de Qualidade de Desenvolvimento (IQD) do Brasil, que mostra como os principais componentes do desenvolvimento econômico têm contribuído para o crescimento do país.


De acordo com dados do IBGE, do Banco Central, do Ipea e da FGV, o índice fechou o ano em 269,35 pontos, o que é considerado "instável" para o desenvolvimento.


Para compreender melhor o processo, é necessário analisar o comportamento dos subíndices que compõe o IQD, que são: o índice de desenvolvimento social, o índice de inserção externa e o índice de qualidade de crescimento (saiba mais sobre isso).


Em queda - O índice de desenvolvimento social apresentou um comportamento declinante ao longo de 2011. Esse comportamento se deu, segundo a pesquisa, por conta da taxa de desemprego ter aumentado ao longo do primeiro semestre do último ano. Mas acabou se estabilizando no meio do ano e só melhorou a partir de outubro.


Em relação ao índice de inserção externa, outro item mensurado, teve a influência da crise econômica europeia, momento considerado ruim para o desenvolvimento, com pontuações entre 209 e 216. O índice evoluiu para 256 pontos em outubro, contribuindo para a estabilidade do IQD, mas tornou a reduzir nos últimos dois meses do ano. De forma que em nenhum momento o índice saiu dessa zona de instabilidade.
No período de maior estabilidade, houve um aumento do investimento estrangeiro direto ao longo de 2011. Outro motivo é a necessidade de elevação das reservas internacionais entre março e agosto. A marca negativa dominante foi dada pela renda líquida enviada ao exterior. O lucro, que poderia ter ficado no país, foi mandado para fora de casa.


Por fim, o índice de qualidade do crescimento, que apresentou um comportamento variável abriu o ano com 279 pontos, caiu para 245 pontos em março e se recuperou para 277 em agosto. Mas em outubro oscilou para a casa dos 240 pontos e fechou o ano em 251. Mais uma vez uma pontuação considerada instável para o desenvolvimento.


De acordo com o Ipea, essas altas e baixas do índice do crescimento ocorreram por causa das diferenças entre o capital que gira na economia e o que foi efetivamente produzido no mercado nacional.


Por Mariana Torres - Agência de Notícias CEUB

quinta-feira, 15 de março de 2012

Novos ônibus no DF deverão ser climatizados e monitorados por GPS. Assista entrevista

Uma frota de ônibus renovada com veículos climatizados, piso antiderrapante e entradas rebaixadas para garantir a acessibilidade de deficientes. Além disso, os coletivos terão equipamentos de bordo, como o GPS, para que possam ser monitorados . Isso é o que prevê a licitação lançada pelo governo, no início de março, para substituir toda a frota de veículos que circula no Distrito Federal.


Veja abaixo a entrevista do Subsecretário de Transportes, Luis Fernando Messina, para a Agência de Notícias CEUB

Por Agência de Notícias UniCEUB

Destaque do Gama diz que telefone não para de tocar. "Tenho muitas propostas para sair"

Com apenas 20 anos de idade, ele já é destaque nacional no futebol. Ganhou notoriedade graças a um drible no jogo contra o Ceará no dia 7, pela Copa do Brasil. O atacante Kelvin joga na Sociedade Esportiva do Gama, clube que tenta classificar-se para a série D do futebol nacional pelo Campeonato Brasiliense. Kelvin vive dias de glória. Em apenas dois jogos despontou e já é assediado por clubes da série A.
Do anonimato no ataque do Gama e com um salário de aproximadamente R$ 1000, Kelvin passou a ser o desejo de vários empresários esportivos. "Meu telefone não para de tocar, ficou até uma coisa chata. Eu estava com medo de atrapalhar no meu rendimento no Gama, meu pai passou a cuidar dessa parte", explica.


Com tanto assédio Kelvin diz que vai lutar pelos seus sonhos. "No meio do ano já espero fechar com algum outro time", afirma.  Um dos desejos do atacante, embora hoje pareça muito distante, é ser convocado para a Seleção Brasileira. "Vou jogar a Copa, você vai ver. Fiz uma promessa e nela tem esse objetivo".



Texto e foto: Sérgio Vinícius - Agência de Notícias CEUB

Editora da Globo quer priorizar esportes amadores, mas "termômetro é audiência", afirma

Valorizar esportes amadores locais. Essa é a proposta da editora-chefe do programada Globo Esporte DF, Camila Valadares. “Por entrar no ramo do jornalismo esportivo meio desacreditada, acabei me dedicando mais aos esportes amadores”, disse.


Desde que entrou para o ramo do telejornal esportivo, em 2007, Camila diz que resolveu inovar na fórmula do jornalismo nos esportes: o toque social foi o segredo. “A gente entende isso como uma mola, há retorno. As pessoas têm espaço na TV com simples jogos de dardos, dominó ou levantamento de copos, e não só com futebol”, defendeu.


A editora-chefe assumiu, entretanto, que a nova proposta se fez presente porque as pautas muitas vezes faltam. O futebol de Brasília não tem fama, como o do Rio ou o de São Paulo. De acordo com ela, o que acaba pautando é a audiência. “Eu trabalho em uma empresa que quer dinheiro, audiência e telespectador. O termômetro é a audiência”, afirmou Camila.

Por Natália Godoy - Agência de Notícias CEUB
Foto: Rosinha Martins

Professor diz ter fórmula para acelerar aprendizado de idiomas

O engenheiro Dangelo Ciccarini apresentou uma fórmula que possibilitaria a pronúncia correta de palavras em outros idiomas. Em evento realizado no campus do UniCEUB ontem, anunciado como audiência pública, Ciccarini explicou como a métrica das palavras poderia facilitar a aprendizagem.

O evento teve a presença do Secretário de Ciência e Tecnologia do Distrito Federal, Cristiano Araújo, que admitiu analisar possibilidades de colaborar com a divulgação do trabalho do engenheiro. Entretanto, ainda não há comprovação científica do estudo.

Com comparações entre a tabuada,a tabela periódica e fórmulas da física, Ciccarini afirmou que com vinte combinações é viável aprender a falar e corrigir o inglês formal. Vogais e consoantes presentes nas palavras determinariam os sons corretos. “É possível determinar padrões matemáticos básicos que identificam a pronúncia correta das vogais” explica.

Por Luísa Leite - Agência de Notícias CEUB

quarta-feira, 14 de março de 2012

UniCEUB/BRB vence o Vila Velha em ensaio para a estreia na Liga das América

À procura de conquistar mais torcedores com o projeto Jogo Itinerante, o UniCEUB/BRB jogou contra o lanterna Vila Velha/Garoto/BMG, no ginásio do Cruzeiro, e venceu a partida por 81 a 66 nesta terça-feira (13). O ala/pivô Guilherme Giovannoni foi o cestinha, com 24 pontos. Agora o time dá uma pequena pausa no NBB e viaja para São Paulo, onde iniciará a busca pelo bicampeonato da Liga das Américas, em estreia contra o Itabom/Bauru, nessa quinta-feira (15).

Por conta do resultado, o UniCEUB/BRB está em segundo lugar na classificação geral, empatado com o São José. Foi a 18ª vitória em 24 jogos, sendo esta a nona consecutiva, igualando assim o próprio recorde da temporada 2008/2009. Já o Vila Velha/Garoto/BMG ainda segue na última colocação, com apenas uma vitória em 25 partidas.

A partida começou lenta, com as duas equipes errando muitos arremessos e desatentas a alguns rebotes. Mas com o apoio dado pela torcida, o time da casa não demorou muito a se impor e venceu o primeiro tempo por 39 a 32, com boa atuação do ala/armador Arthur.
Na etapa complementar, o UniCEUB/BRB começou arrasador devido às boas participações do ala Alex, líder da partida em assistências (6) e segundo maior pontuador, com 17 pontos. O Vila Velha/Garoto/BMG continuava a errar muito na partida, tendo chegado a possuir um baixo aproveitamento em arremessos, apenas 41%. Dessa forma, o time do técnico Márcio Azevedo não conseguiu fazer páreo ao comandado por José Carlos Vidal.

Após o término, Vidal admitiu que o time não fez uma grande partida, mas frisou que os jogos têm sido decisivos e continuarão sendo até o final da temporada. Já Giovannoni destacou o empenho do grupo. “Apesar de a equipe deles ser a lanterna do campeonato, consideramos essa uma partida séria. Agora é pensar na Liga das Américas porque depois tem o clássico contra o Flamengo”, disse o cestinha.

Pelo Vila Velha/Garoto/BMG, o pivô Marcão reconheceu a superioridade do time da casa e lamentou a falta de entrosamento da equipe, que teve um curto período de pré-temporada. O técnico Márcio Azevedo afirmou ter gostado da partida até onde a proposta tática foi seguida, e disse que o time ainda disputará com seriedade os jogos restantes. “É preciso saber que para nos vencer as outras equipes têm que ter méritos. Ainda temos nossas metas pessoais e coletivas”.

A próxima partida do UniCEUB/BRB pelo NBB será contra o Flamengo, dia 24 de março, no ginásio Nilson Nelson. O Vila Velha/Garoto/BMG entra em quadra contra o Minas no próximo sábado (17/3), na Arena Vivo, em Belo Horizonte (MG).


Por Rodolfo Rodrigues -Agência de Notícias CEUB
Fotos: Brito Jr.

segunda-feira, 12 de março de 2012

Distrito Federal tem mutirão para reconstrução de mama

Cirurgias de reconstituição da mama têm sido realizadas nos hospitais públicos do DF através do Sistema Público de Saúde (SUS). As beneficiadas são mulheres de diversas idades que passaram pela difícil etapa de recuperação do câncer que, na maioria das vezes, leva consigo um grande pedaço da sensualidade e autoestima das mulheres, os seios. Até sexta-feira (9), pelo menos 55 cirurgias acontecerão, contando com ajuda de profissionais voluntários, sendo eles cirurgiões e enfermeiros.


Desde o final de 2010 à frente da Associação das Mulheres Mastectomizadas do Distrito Federal (Recomeçar), Joana Jeker dos Anjos, 35 anos, trabalha para que o sonho dessas mulheres de se sentir completa, seja realizado. Segundo a presidente da associação, em 2010 apenas 70 cirurgias foram realizadas, mas após tomar força no ano passado mais de 250 pacientes já foram beneficiadas. “A sensação é de renascimento. A felicidade nos olhos dessas pessoas que já sofreram tanto é lindo de acompanhar”, diz. No momento em que Joana falava, ela estava visitando uma das pacientes, “A minha relação com elas é bem próxima. Dividir essa conquista com elas é o meu presente”.


A presidente da Recomeçar fala por experiência própria, já que há 3 anos passou pelo mesmo processo de reconstituição. Cada cirurgia custa em média 15 mil reais e, normalmente, é preciso mais de uma para deixar a mama em ótimo estado, o que seria inviável para a maior parte das vítimas do câncer de mama que atinge mulheres de todas as classes sociais. Na cerimônia de abertura do mutirão, o governador, Agnelo Queiroz, prometeu, até o final do ano, diminuir quase a zero a fila de espera da cirurgia.


Por Luisa Peleja - Agência de Notícias UniCEUB

Craque do basquete revela que música é essência da própria vida

A cada cesta, a vibração da torcida. Mas não é sómente desse som que o pivô da equipe adulto masculino do UNICEUB/BRB Márcio Cipriano é adepto.
Jogador Cipriano com a banda. Foto: Isabelle Puntel
O pivô revelou que sempre teve a música presente na sua vida, porém, com os jogos, ele acabou tendo menos tempo de focar nesse meio. “Adoro basquete, é minha paixão. Mas a música é a minha verdadeira essência” diz Cipriano.  Assista abaixo a entrevista com jogador




Ele usa rap, rima e poesia e já lançou até um CD com influências de jazz, pop, rock e samba. O novo projeto de Cipriano é o lançamento de um DVD que conta com a presença de outros artistas de São Paulo e Brasília.


Bom de bola - No campeonato, Cipriano lamenta que a equipe começou mal, mas já conseguiu recuperar e estão com oito vitórias seguidas. A equipe está em quarto lugar no campeonato brasileiro. Cipriano chega a afirmar que a seleção não é a prioridade na carreira dele, para não prejudicar a vida musical. Assista abaixo a entrevista com o jogador.


Por Bruna Meneghini - Agência de Notícias UniCEUB