segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Campeã de aprovação em vestibulares diz que venceu com planejamento e disciplina


É possível manter atividades além do estudo e ainda ser bem sucedida numa das fases mais delicadas da vida: passar no vestibular. Essa é a opinião da estudante Bianca Salgueiro de Melo, de 18 anos, que também é atriz. Ela, que participou da novale Fina Estampa, da Globo, conversou no domningo com os vestibulandos de Brasília. Em um bate-papo que durou cerca de uma hora,ela deu dicas e respondeu as dúvidas da jovem plateia que compareceu à Feira Capital Estudante nesta noite de domingo (19/08). Planejamento, organização e disciplina foram as palavras mais ouvidas no encontro.

 A primeira colocada geral do vestibular da UERJ (Universidade Estadual do Rio de Janeiro) insistiu nestes atributos. “O principal é organização. Com isso é possível encontrar tempo para as diversas atividades e os estudos”, disse a atriz que aproveitava para estudar nos intervalos das gravações da novela. Além do colégio, Bianca fazia inglês, francês, praticava esportes e se dedicava ao curso de interpretação.

Questionada sobre onde encontrou motivação para passar nosprincipais vestibulares do Rio, Bianca respondeu que foi justamente afalta de confiança inicial, aliada à vontade de passar, que a motivou a estudarmuito. Uma dica que a jovem transmitiu aos estudantes foi a de realizar o maiornúmero de exercícios de provas anteriores. “Eu resolvi as últimas dez provas dovestibular que eu queria. Isso foi importante para saber como eram as questões.”

Quanto à concentração, Bianca disse que utilizou a experiência dos esportes para lidar com longas jornadas de estudos. “Eupratiquei saltos ornamentais e ginástica, que sempre exigiram muito tempo e esforçoem cada atividade”. Para ela era tranquilo estudar 3 ou 4 horas direto. Sobre otempo de estudo, ainda, ela recomendou não dividi-lo entre as matérias. “É melhortentar esgotar uma matéria, leve o tempo que for, para depois passar para outra”,advertiu. Antes do encerramento, Bianca falou sobre a importância deeventos como o da Feira Capital Estudante para o futuro dos jovens vestibulandos. “É difícil saber o que queremos com essa idade. Eventos assim permitem tirar dúvidas, conhecer as diferentes carreiras, e ampliam as possibilidades”, concluiu a atriz e futura engenheira química.

 Por Sérgio Bertoldi - Agência de Notícias UniCEUB

0 comentários:

Postar um comentário