segunda-feira, 20 de agosto de 2012

Estudo de personalidade colabora para escolha de atividade física adequada, aponta estudo

O perfil da personalidade deve ser levado em conta para que atletas de alto rendimento e não atletas possam escolher a atividade física adequada com mais segurança. A doutora em Educação Física, Gislane Freire, apresentou resultados de estudos na I Conferência Internacional de Esporte e Saúde, realizada no UniCEUB. 

 A professora defendeu a aplicação dos testes psicométricos que valorizariam as características individuais de gênero do ser humano para atletas e não atletas. “O perfil de personalidade verifica o equilíbrio de características masculinas e femininas e colabora para a escolha da atividade condizente”, afirmou a pesquisadora.
A  orientação adequada pode aumentar a possibilidade de descoberta de talentos precoces no alto rendimento e, ao mesmo tempo, colaborar com a população na indicação da atividade física adequada para futuros alunos de academias. “Deve haver pessoal especializado para orientar as pessoas na escolha de atividades que assistem a população.”, afirmou a professora.

 A pesquisadora afirmou que o profissional de Educação está apto a aplicar os testes, enfatizou a importância da participação indispensável do Psicólogo no esporte e criticou realidade no país que tem muito a fazer até as próximas Olimpíadas. “O profissional de Educação Física não pode tratar o atleta. Para isso, existe o psicólogo. Infelizmente, hoje, o psicólogo está apagando fogo.”
Por Luciano Villalba Neto - Agência de Notícias UniCEUB

0 comentários:

Postar um comentário