sexta-feira, 24 de agosto de 2012

Educação no ensino fundamental do DF é melhor do que no ensino médio. Secretaria de Educação explica motivos. Ouça entrevista

Foram divulgados nessa semana os resultados do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) e, de acordo com a pesquisa, em 2011, no Distrito Federal os melhores resultados foram nas séries de base e o índice mais baixo foi na terceira série do ensino médio. O que mostra que na medida em que o grau de escolaridade aumenta, o índice de educação diminui.

No quinto ano, antiga quarta série o Ideb observado foi de 5,7. No nono ano o resultado foi de 4,4 e na terceira série ensino médio foi de 3,8. De acordo com a Subsecretária de Educação Básica do Distrito Federal, Sandra Timé, um dos motivos para esse resultado é o acompanhamento diferenciado que o aluno de ensino fundamental tem. “O aluno do quinto ano tem um atendimento mais individualizado com apenas um professor, já no ensino médio ele tem um grande número de disciplinas, professores e alunos”, explica.

Outra questão que precisa ser avaliada segundo a subsecretária é a transição do ensino fundamental para o ensino médio. “E preciso preparar o estudante do fundamental para que ele conheça como funciona o trabalho nos anos seguintes”, diz Sandra. Ainda na avaliação da subsecretária, esse despreparo dos estudantes tem como consequência a dificuldade de aprendizado. E para minimizar esse problema é necessário melhorar a organização da metodologia a ser aplicada aos estudantes que também enfrentam dificuldades para decidir a futura profissão.

Por José Maurício Oliveira e Sthael Samara (entrevista de rádio) e Thaiana Profeta (texto)

0 comentários:

Postar um comentário