quinta-feira, 15 de novembro de 2012

Originalidade é critério para festival de bonecos, diz pesquisador. Evento em cartaz até dia 28



 O Festival Internacional de Bonecos de Brasília, que começou nesta segunda-feira (12) e segue até o final do mês de novembro (28) com entrada gratuita, já é o maior do mundo. "Este ano, recebemos 800 inscrições de grupos interessados em participar e, ao final, teremos um total de 196 apresentações. O critério de seleção das atrações é a originalidade”, observa o jornalista e pesquisador desse tipo de arte, Marcos Linhares. O evento é coordenado pelo bonequeiro Ricardo Moreira. 

O festival de Brasília chega em 2012 a sua 11ª edição e tem a formação de novos públicos como uma de suas finalidades. “O projeto também busca levar crianças das escolas públicas ao teatro. Dois ônibus vão ser usados especialmente para isso”, anima-se o jornalista.

Linhares diz que o maior desafio para a realização do evento está relacionado ao financiamento. “O festival custa, em média, R$ 500 mil. Este ano, conseguimos o apoio da Secretaria de Cultura do DF. Mas, não duvido que os artistas, caso faltasse patrocínio, viriam à cidade com recursos próprios, movidos apenas pela paixão. O artista é um abnegado”, acredita. Outro desafio é a visibilidade. “A imprensa assassina a arte popular ao tratá-la de forma marginal”, critica.

Novas - Segundo a organização, o festival 2012 traz novidades. O grupo mineiro que abriu o evento, nesta segunda-feira, na sala Martins Penna do Teatro Nacional, desenvolveu uma técnica que utiliza água e sombras. “Ficamos, realmente, emocionados quando vimos o trabalho doTeatro Kabana. É lindíssimo”, elogia Linhares que destaca também a presença do grupo espanhol Jordi Bertran. “Eles contam histórias somente com bonecos de espuma ao som de violão e o efeito é maravilhoso”, derrete-se.

Os espetáculos acontecem esta semana no Teatro Nacional Cláudio Santoro e, a partir de sábado (17), seguem para oito regiões administrativas (Guará, Taguatinga, Ceilândia, Brazlândia, Planaltina, Sobradinho, Santa Maria e Varjão). Além dos espetáculos, atividades como exposições, oficinas e debates também estão na programação. No sitefestivalbonecosdebrasilia.wordpress.com é possível conferir dia, local e hora de todas as atividades e apresentações.

O festival reúne cerca de 120 artistas de oito países: Brasil, Chile, Argentina, Costa Rica, Itália, Espanha, México e Portugal. Os espetáculos são gratuitos e indicados para todas as faixas etárias.

Por Érika Suzuki - Agência de Notícias UniCEUB
Foto: Bruno FIgueiredo - Divulgação - Grupo Teatro Kabana

0 comentários:

Postar um comentário