segunda-feira, 12 de novembro de 2012

Tráfico de animais silvestres aumenta durante a primavera

Com o início da primavera, inicia-se também o período de reprodução dos animais silvestres. A Doutora em química e colunista ambiental Karin Astrid explica em seu videoblog Tráfico de animais silvestres”, que esse é o período de maior comercialização ilegal dessas espécies.
O Brasil, como é um país de fauna riquíssima, consequentemente também é um dos principais alvos do tráfico de animais. Karin conta que, entre 10 animais traficados, nove morrem antes de chegar ao seu destino final. De acordo com relatório da Polícia Federal, quase 38 milhões de espécimes são arrancadas de seus ninhos e tocas.
Karin divide o tráfico no Brasil em duas partes. O tráfico interno – que é desorganizado e praticado por pequenos comerciantes, caminhoneiros e motoristas de ônibus. E o tráfico internacional – que é sofisticado e tem um maior nível de esquematização. Esse tipo de tráfico é praticado por grandes nomes da sociedade internacional, artistas milionários, inúmeras empresas e grandes laboratórios, que seguem planos criativos e originais, além de distribuírem subornos para funcionários públicos, empresas aéreas e até para políticos.
“A Lei de Crimes Ambientais, criada em fevereiro de 1998, considera os animais, seus ninhos, abrigos e criadouros naturais, parte do Estado”, finaliza Karin. “A compra, a venda, a criação, ou qualquer outro negócio envolvendo animais silvestres é crime inafiançável”, enfatiza.
Os videoblogs da colunista Karin Astrid podem ser vistos no portal Painel Brasil TV.
Por Bruna Goularte - Agência de Notícias UniCEUB

0 comentários:

Postar um comentário