segunda-feira, 11 de março de 2013

Em comissão de esporte da Câmara, jornalista crê em planejamento para estímulo a partir da escola



              O jornalista José Cruz, 40 anos de profissão, reconhecido por materiais investigativos na área do esporte, integra a partir desta semana a equipe da comissão de turismo e esporte da Câmara dos Deputados. O convite foi feito pelo ex-jogador de futebol e atual deputado Romário, que irá presidir a mesa da comissão até março de 2014. Cruz acredita que com sua experiência pode contribuir para elaboração de uma política nacional do esporte. Segundo ele, o estímulo deve vir a partir das escolas.

José Cruz em coletiva para os alunos de jornalismo

                ''Se chegarmos a 0,1% das crianças em fase escolar, no final, teremos mais de trinta mil estudantes interessados na prática esportiva, e isso resulta em medalhas lá na frente, ou pelo menos, em cidadãos com boa formação moral''. A discussão principal, para ele, é ‘‘para onde vai o esporte?’’. A escola precisa ter um direcionamento para todas as áreas, para o esporte também. ‘‘Não compete à escola formar atletas, mas é importante formar um cidadão integralmente’’, apontou.

Inacessível -
           Segundo Cruz, o ‘‘esporte no país se tornou elitizado. O futebol, principalmente’’. Com a chegada da Copa do Mundo e das Olimpíadas, o Brasil tem tido gastos que nunca antes foram investidos em setores como educação e saúde, criticou o blogueiro.

         ‘‘Há um gasto de milhões na construção de estádios, mas não há planejamento para usos futuros’’, indagou o jornalista. ‘‘Nós não temos uma política nacional do esporte e é isso que pretende a comissão de esporte da câmara’’. Para Cruz, falta melhoria na gestão e no planejamento dos projetos, em várias instâncias, a partir do Ministério dos Esportes.


Por Jamile Rodrigues/ Agência de Notícias UniCEUB

0 comentários:

Postar um comentário