segunda-feira, 25 de março de 2013

Heptacampeã mundial de futevôlei treina em parque público para simular praia



Criado no Rio de Janeiro, o futevôlei tem sua rainha numa cidade sem praia. A esportista brasiliense, sete vezes campeã do mundo, Lana Miranda, 31 anos, treina no Parque da Cidade, espaço público, em Brasília, onde areia é mais dura. Mesmo com o currículo invejável, a atleta, no esporte desde os 14 anos,  ainda enfrenta dificuldades com patrocínio.
Sobre a atual parceira, a carioca Patricinha, Lana afirma que a rotina é complicada, uma vez que as duas moram em cidades diferentes- Lana mora em Brasília enquanto Patricinha reside no Rio de Janeiro. “Até pouco tempo atrás, a gente treinava por mensagens de celular. É um pouco complicada a rotina, a gente só consegue treinar juntas dias antes da competição, mas a gente tem um entrosamento muito grande, que ajuda muito”, indica.

Há cinco anos, ela recebe o Bolsa Atleta, programa do Ministério dos Esportes. No entanto, por vezes, recorre à familia para competir. Em 2004, para disputar o primeiro campeonato em Virginia Beach, nos Estados Unidos, Lana Miranda comprou apenas a passagem de ida e, com o dinheiro do prêmio, pôde voltar ao Brasil.

Lana Miranda acrescenta que como o futevôlei é um esporte considerado masculino, o preconceito existe, inclusive com diferença de premiação entre os gêneros. A esportista diz que gosta de treinar contra homens para se aperfeiçoar.

Por Gabriela May e Lucas Magalhães

0 comentários:

Postar um comentário