sexta-feira, 8 de junho de 2012

Nova frota de ônibus do DF vai emitir menos poluentes, promete secretaria de Transportes

O secretário de Transportes, José Walter Vazquez, afirmou que os novos ônibus que circularão no Distrito Federal deverão estar de acordo com as especificações da Euro V, que prevê a emissão de quantidades menores de gases poluentes. O combustível que será utilizado é chamado de combustível verde, biocombustível de etanol e principal aposta de energia que substituirá o petróleo. A nova tecnologia dos ônibus é cara e deve custar em torno de R$ 10 bilhões para o governo.

A Secretaria de Transportes informou que os ônibus novos que passarão a integrar o Sistema de Transporte Público Coletivo do DF, vaipermitir que os ônibus circulem com maior frequência, oferecendo mais opções de horários para a população que utiliza o transporte público e terão que atender novas exigências do governo nos quesitos segurança, conforto, acessibilidade e mobilidade a condutores e usuários.

Os itens exigidos vêm ao encontro da qualidade queo Governo do Distrito Federal está determinando para o transporte público. As exigências foram aprovadas pelo Conselho de Transporte e estão contempladas no Manual dos Padrões Técnicos dos Veículos do STPC/DF. “Os novos veículos terão mais segurança, mais conforto, acessibilidade e mobilidade. Quem ganha é ousuário, que merece um transporte público de qualidade”, explicou o secretário José Walter Vazquez, que também preside o Conselho de Transportes. 

Em março, o GDF lançou o edital da licitação para substituir cerca de 4 mil veículos que rodam em Brasília. O sistema será licitado por cinco regiões, sendo explorada por uma empresa ou consórcio. As empresas de ônibus vencedoras poderão colocar suas linhas por 10 anos, tendo os contratos renovados pelo mesmo período. Cada empresa terá entre 18% e 23% da frota, de acordo com o edital. Os novos veículos terão, dentre outras melhorias, sistema de direção hidráulica, ar-condicionado, piso antiderrapante, cestos de lixo e acessibilidade completa. Os ônibus devem começar a rodar somente em fevereiro de 2013.

Por Larissa Coelho - Agência de Notícias UniCEUB

0 comentários:

Postar um comentário