quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Professor de engenharia de tráfego diz que engarrafamento da BR-020 é reflexo de deficiências estruturais

O professor de engenharia de tráfego da UnB, Paulo César Marques, acredita ser difícil haver alternativas para contornar os problemas de trânsito por conta da reforma da BR 020, o que afeta diretamente moradores de Sobradinho e Planaltina. Nesta quinta-feira, moradores das cidades acessaram o centro de Brasília depois de mais de três horas de engarrafamento para percorrer pouco mais de 30 quilômetros.

“Dentro do DF as estradas estão dispostas de forma radial, em que se usam as principais estradas para ir e vir para vários pontos diferentes, não tendo capacidade de parar essas vias”, afirmou o professor em entrevista para a agência de notícias UniCEUB.

Pedágio - Ele ressaltou o alto grau de dependência do transporte automotivo individual, o que reflete um déficit do transporte público no Distrito Federal.  Entre alternativas encontradas por outras cidades para problemas como aqueles que a região enfrenta, está o rodízio de carros, utilizado, por exemplo, por São Paulo, Cidade do México e Caracas. Para Marques, isso não seria uma boa medida a longo prazo para o DF  porque não resolve o problema definitivamente.

  Uma medida alternativa seria, segundo o professor, as transformações dessas estradas que circundam o DF, como a EPIA, em vias de pedestres e bicicletas. Outra alternativa seria a cobrança de pedágio urbano para os motoristas de carros de passeio.
Por Gabriela Ziegler – Agência de Notícias UniCEUB

1 comentários:

  1. fala sério...pedágio e rodizio...o governo deve investir em transporte público de massa, trem principalmente. quanto as obras,pura falta de logística se melhorassem a marginal antes de começarem as obras já ajudaria e muito os moradores do colorado, quanto a sobradinho e planaltina a inversão da pista como é feita na estrutural entre 06 e 09 horas da matina seria uma alternativa muito boa.

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