Agência de notícias entra em ação

Alunos do curso de jornalismo atuam na cobertura de assuntos de diversas áreas

Notícias de Brasília

Saiba quem faz a história de uma cidade.

Esporte

Fique por dentro das principais notícias no esporte local.

Sustentabilidade

As questões sociais, econômicas e do meio ambiente que fazem nossa vida.

Cultura

As manifestações genuínas da nossa sociedade.

segunda-feira, 30 de abril de 2012

Polícia civil de Formosa sofre com falta de agentes e delegada é titular de três unidades

A falta de agentes de polícia para apurar crimes em Formosa (GO) é o principal problema enfrentado pela delegacia da cidade, segundo aponta a titular da 1ª DP, Mila Junqueira. A unidade tem acumulado cerca de 1800 inquéritos sem investigação. O município, localizado a 84 quilômetros de Brasília e com 100 mil habitantes, possui outras duas delegacias.

Ouça trecho de entrevista com delegada de Formosa

Segundo a delegada Mila Junqueira essa falta de agentes prejudica a relação da policia com a comunidade. “Eu, por exemplo, estou assumindo três delegacias. É humanamente impossível atender o povo, dar andamento em todos os inquéritos e isso acaba deixando a desejar e acumulando o trabalho.”

Leia mais:

Na violenta Céu Azul, em Goiás, registros ainda são feitos a mão
"Todos os lugares aqui são perigosos", diz delegado de Planaltina

O motivo apontado pela delegada para essa carência de servidor seria o baixo salário, o estresse da profissão, as constantes aposentadorias e a demora do concurso seletivo que é feito em apenas quatro e quatro anos. A falta de agentes pode se tornar um estímulo para que foragidos residam na cidade, de acordo com suspeita da delegada.

Finais de semana - Os principais registros dos crimes cometidos na cidade de Formosa são os homicídios, estelionatos e furtos. A delegada Mila Junqueira diz que esses crimes são ocorridos com mais freqüência aos sábados e domingos. “A maioria dos crimes estão sendo homicídios e tentativa de homicídio, mas os últimos que recebemos foi um furto de bicicleta e estelionato, também está tendo muito, temos muitos casos de falsificação de chefe e venda de lotes falsos.”

Uma vitima de furto foi Ruan Alves. Depois de ter sua bicicleta roubada, Ruan foi procurar a polícia militar para que fizesse uma busca e registrasse a ocorrência. No entanto, após os policiais não encontrarem os autores do roubo, mandaram Ruan ir até a delegacia civil para fazer a ocorrência de furto. Ruan afirma que esses furtos são comuns na região onde ele mora. “Essa não é a primeira vez que alguém vem me roubar, teve outra vez que tive que ficar descalço, pois os ladrões levaram o meu tênis.”

Além desse crime, outras ocorrências que tem chegado ao 1° DP civil de Formosa, estão envolvendo abuso de autoridade cometido por alguns policiais militares. Mila Junqueira afirma que essas ocorrências geram alguns constrangimentos entre a polícia civil e militar da cidade. “A nossa relação com a polícia militar é boa, mas tem uma situação ou outra que a gente recebe alguns casos de abusos por parte deles, por isso tem hora que a gente tem um certo desconforto com alguns policiais.”
Por Victor Barbosa - Agência de Notícias UniCEUB

sexta-feira, 27 de abril de 2012

Esportistas estão atualmente mais submetidos ao estresse, diz psicóloga

A psicóloga Mariana Moura, que tem experiência no atendimento a grupos de atletas no Distrito Federal, explicou como as motivações e as pressões têm sérias consequências sobre esportistas. Veja qual a opinião dela sobre temas polêmicos, como concentração, por exemplo. Assista entrevista ao lado.

Rapper investe em composições contra homofobia. Assista a entrevista

O rapper Dino Black iniciou em abril um novo projeto musical com parceiros de música no Distrito Federal. A banda batizada de "Denúncia" baseia o trabalho em lutas contra qualquer tipo de preconceito, incluindo a homofobia. Assista a entrevista ao lado.

quinta-feira, 26 de abril de 2012

Distrito Federal deve regulamentar proibição a sacolas plásticas até final de maio

Até o final de maio, o Distrito Federal regulamentará uma lei (aprovada em fevereiro) que proíbe as sacolas plásticas. A partir disso, a nova legislação entraria em vigor um ano após a aprovação, prazo para que os estabelecimentos comerciais possam se adaptar. No entanto, o subsecretário de Meio Ambiente, Cadu Valadares, chama a atenção para o fato que a lei tem problemas de redação.

Ouça a entrevista sobre sacolas plásticas e o que o governo local prepara para Rio +20 (Conferência das Nações Unidas sobre Desenvolvimento Sustentável)

Crítica à lei das sacolas - “(sobre os problemas de redação) Já conversei sobre isso na Câmara Distrital”, aponta Valadares. A Lei Distrital 4.765 é de autoria dos deputados Joe Valle e Cristiano Araújo, estipula a total substituição das sacolas e sacos plásticos do comércio do Distrito Federal.

Após esse período, as empresas e instituições que desrespeitarem a norma poderão ser advertidas, terem as sacolas apreendidas e multadas em até R$ 1 mil. Em caso de reincidência, o valor da penalidade dobrará.  Valadares acredita que a lei precisa ser acompanhada por uma campanha permanente de conscientização e sensibilização para ter eficácia e sair do papel.

O subsecretário de meio ambiente afirma que o descarte do produto é hoje um dos principais problemas relacionados ao meio ambiente, já que, como petróleo como ingrediente principal, e é emissor de carbono, pode levar até 300 anos para se degradar.

Por Luiz Claudio Ferreira e Cecília Sóter - Agência de Notícias UniCEUB

quinta-feira, 19 de abril de 2012

Cantora Fernanda Takai revela inspirações da música e como cronista. Ouça entrevista


A cantora Fernanda Takai, da banda Pato Fu, é destaque na programação desta quinta-feira, dia 19, na Bienal no Livro e da Leitura. Mas não é cantando. Ela participa com o cantor Nando Reis do debate “Músico e Cronista”, às 14h30. Como cantora, ela se apresenta na sexta-feira, dia 20, a partir das 21h. Em entrevista, ela revela como ela escreve as crônicas e também sobre o repertório solo.


Por Gabrielle Vieira e Rafael Cadengue – Agência de Notícias UniCEUB


Nicholas Behr celebra Bienal do Livro e da Leitura para “trazer livro para perto das pessoas”

O poeta Nicolas Behr, radicado em Brasília, já comemora os primeiros efeitos da Bienal do Livro e da Leitura. Ele acredita que o evento ajuda a democratizar os acessos. Em entrevista à agência de notícias, ele aborda os efeitos do virtual no mundo da literatura. “Eu não tenho blog. Não sou uma pessoa eletrônica. Entre a página e a tela, eu fico com a página”.

Ouça entrevista

Por Cecília Sóter e Luisa Ikemoto - Agência de Notícias UniCEUB


Rio +20 servirá para alinhar posicionamentos em favor da sustentabilidade

A Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), na percepção do secretario de Meio Ambiente do Distrito Federal, Eduardo Brandão, é um instrumento importante para aproximar dois movimentos: o crescimento desenfreado dos últimos 20 anos e a necessidade de convívio sustentável. “A Rio +20 é a grande olimpíada, é a Copa do Mundo dos que militam na área ambiental”, diz o secretário.
Na entrevista que concedeu ao programa Rio +20 em Pauta, Eduardo Brandão reconhece que a Conferência ficará muito aquém do que é necessário para o equilíbrio do Planeta. Ele está convencido, no entanto, que ela tem a função de reorganizar e realinhar o pensamento do que ficou para trás, trazendo de volta tudo o que a Rio-92 discutiu. “Tudo que falamos há 20 anos estava correto, agora é hora de equilibrar o movimento, pois senão a Rio +40 será caótica”, explicou.
O Secretario se autodefine como um pessimista esperançoso. Para ele, a Rio +20 tem o poder de trazer as questões ambientais para o cenário de discussão em cada ponto do planeta. “O meio-ambiente está na pauta do mundo”, afirma. Eduardo acredita que a Rio +20 tendo como um dos tópicos de discussão a economia verde vai ajudar as pessoas a encontrar o modo de agregar valor a um novo modelo de desenvolvimento. “As tecnologias já existem, o que falta para o alinhamento real é transformar essas tecnologias em vetor de lucratividade, de reaproveitamento”, explica. Como exemplo, Eduardo cita que Brasília produz hoje 7 mil toneladas/dia de resíduo de construção civil e que a forma encontrada para agregar valor foi transformar o resíduo em lata de alumínio.
Por Mônica Prado, Agência de Notícias UniCEUB

Córrego Limpo será cartão de visitas de Campo Grande (MS) na Rio +20


O Projeto Córrego Limpo, Cidade Viva é o caso de sucesso que a cidade de Campo Grande (MS) vai levar para a Rio +20 (Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável).
Premiado pelo Ministério do Meio Ambiente, Córrego Limpo monitora rio e córregos dentro da cidade, evitando poluição e garantindo água saudável para a população.

O secretario de Meio Ambiente de Campo Grande (MS), Marcos Antônio Cristaldo, esteve em Brasília, hoje (quarta-feira, dia 18 de abril) participando do Grupo de Trabalho para o Encontro de Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, que será realizado no Rio de Janeiro, nos dias 16 e 17 de maio.
O Encontro de Secretários vai reunir os casos de sucesso de cada uma das 27 capitais brasileiras. O evento é uma iniciativa da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro que aposta na inovação e na força política de integração entre os secretários para a elaboração da Carta Rio pela Sustentabilidade que será lida e discutida durante a Conferência Rio +20.

O Grupo de Trabalho se reuniu no Parque Jardim Botânico em Brasília (DF) e contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente das cidades de Campo Grande (MS), de Brasília (DF), Eduardo Brandão, e de Goiânia (GO). A coordenação dos trabalhos ficou a cargo Nelson Moreira Franco, gerente de Mudanças Climáticas da cidade do Rio, organizador do Encontro de Secretários.

Por Mônica Prado, Agência de Notícias UniCEUB

Grupo de Trabalho para o Encontro de Capitais na Rio +20 se reúne em Brasília


A Secretaria de Meio Ambiente do Distrito Federal foi anfitriã hoje (18 de abril) da reunião do Grupo de Trabalho para Encontro de Secretários do Meio Ambiente das Capitais Brasileiras, que será realizado no Rio de Janeiro, nos dias 16 e 17 de maio. A reunião foi realizada no Parque Jardim Botânico, em Brasília, e contou com a presença de secretários das capitais do Centro-Oeste.
O Encontro de Secretários é uma iniciativa da Prefeitura da cidade do Rio de Janeiro que aposta na inovação e na força política de integração entre os gestores públicos para a elaboração da Carta Rio pela Sustentabilidade que será lida e discutida durante a Conferência Rio +20.
Além da Carta, o Encontro vai reunir 27 casos de sucesso das cidades capitais para que sirvam de pontapé para a criação de uma rede de relacionamento entre os secretários de Meio Ambiente das capitais brasileiras. “Troca de experiência, treinamento e capacitação são tópicos cruciais, pois precisamos conhecer e nos apoiar nas soluções ambientais”, explicou o gerente de Mudanças Climáticas da cidade do Rio de Janeiro, Nelson Moreira Franco, coordenador do Encontro de Secretários.
Para o secretario do Meio Ambiente da cidade de Brasília, Eduardo Brandão, o Encontro prévio à Rio +20 é importante, pois permite a discussão de uma agenda que afeta a todas as cidades brasileiras como a mobilidade urbana de menor emissão de carbono, por exemplo.
“O desafio é viver nas grandes cidades. Perdemos a antena e com isso estamos nos autodestruindo e destruindo os outros. Precisamos voltar a ter referencias para poder conviver na cidade com qualidade de vida”, comentou Eduardo Brandão.
Encontro dos Secretários – O evento vai discutir primordialmente três tópicos: mudanças climáticas, saneamento e gestão de resíduos e mobilidade urbana. Além disso, 27 casos de sucesso das capitais brasileiras serão divulgados e se transformarão numa publicação bilíngue (Português e Inglês) que será distribuída durante a Conferência das Nações Unidas, em junho. O Encontro vai contar também com personalidades nacionais que são referências em cada um dos assuntos do Encontro e espaços para busca de financiamento. “Abrimos espaço para negociações de fomento e apoio financeiro, convidando o Banco Mundial e o Banco Interamericano de Desenvolvimento para estarem no Encontro e com isso facilitar parceiras”, explicou Nelson Moreira Franco, organizador do Encontro de Secretários. Nelson esteve pessoalmente com os presidentes das instituições financeiras mundiais aqui em Brasília para convidá-los para o Encontro e para estreitar o apoio a projetos de sustentabilidade. 
O Grupo de Trabalho se reuniu no Parque Jardim Botânico em Brasília (DF) e contou com a presença dos secretários de Meio Ambiente das cidades de Campo Grande (MS), de Brasília (DF), Eduardo Brandão, e de Goiânia (GO).
A Agência de Notícias UniCEUB cobriu a reunião com exclusividade e entrou ao vivo no boletim radiofônico das 11 horas da manhã.
Por Mônica Prado, Agência de Notícias UniCEUB
Foto: César Moura

segunda-feira, 16 de abril de 2012

Alianças entre partidos em cidades do entorno sofrem efeitos de crise do congresso

A aliança entre o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido do Movimento Democrático Brasileiro (PMDB), estremecida por conta da crise no  Congresso Nacional, tomou novas proporções para as eleições municipais. Nas cidades do entorno do Distrito Federal não será diferente.

A votação da Lei Geral da Copa e do Código Florestal já foram usadas como forma de negociação da base aliada com o governo. Os parlamentares do PMDB, e de outros partidos, como Partido da República (PR) e o Partido Democrático Trabalhista (PDT), dizem que não estão satisfeitos com amaneira como vêm sendo tratados pela presidente Dilma. Derrotas iminentes foram impostas ao PT no Congresso. Mesmo assim, quem usa a estrela vermelha no peito prega um discurso apaziguador, dizendo pelos quatro cantos que a crise não existe e que tudo segue como nas eleições anteriores.


Um dos petistas a defender a paz nas eleições deste ano é justamente o presidente em exercício do Partido dos Trabalhadores no estado de Goiás, César Donisete Pereira. Para ele, a “confusão” que se instalou na capital do país vai ser rapidamente resolvida e a tendência é que os partidos sigam lado a lado, ao menos nas quatro mais populosas cidades do entorno: Luziânia, Águas Lindas, Valparaíso e Formosa. “Estamos tentando fechar com PMDB, PTB, PPL, PRB, PPM,PR e PDT. Já adianto logo uma coisa, esse papo de crise não chega aqui. Na grande maioria dos municípios goianos perto de Brasília teremos possibilidade de aliança justamente com eles, do PMDB”, declara.


Apesar do discurso pacifista, não é isso que se ouve pelos corredores peemidebistas em Goiás. Apesar de especificar que restrições nas alianças existem somente para PSDB e PSD, o secretário-geral do partido no estado, Kid Neto, não demonstrou satisfação quando o assunto é PT. “Não entendo o valor que o PMDB tem para este PT nacional. É claro que existe influência direta dos problemas de lá com as relações daqui. Se sou maltratado lá, tenho que ser carinhoso na base?”, questiona.


Já o PR prefere não se manifestar sobre o assunto, mas deixou claro através de seu secretário-geral, Donizete Martins, que segue “carreira solo”. “Temos uma série de reuniões marcadas para os próximos finais de semana quando vamos discutir nossas chapas. O objetivo é reunir o PR do Distrito Federal e do Goiás em uma ação conjunta nestas eleições”, adianta. Kid Neto, do PMDB, ressalva que definições ainda vão ser feitas sobre a parceria, mas defende que, caso ocorra um racha nas chapas goianas, será o resultado natural de uma onda provocada a nível nacional. “O partido tem um caráter nacionalista. É tudo um efeito em cadeia: não gostamos que maltratem nossos líderes”, reclama o secretário.

Por Vinícius Werneck - Agência de Notícias UniCEUB

Velocidade sobre prancha: conheça o esporte que virou moda na pista do Eixão

Uma nova modalidade chamada Longboard virou febre dos jovens que praticam esportes no Eixo Rodoviário aos domingos e feriados. Com uma pista de mais de 13 quilômetros de extensão, os skatistas percorrem o trecho da quadra 115 Norte até a subida da quadra 105 Norte realizando movimentos de surf e snowboard. Um longboard chega a atingir 70 km/h. A “prancha” se difere do tradicional skate por ter um tamanho equivalente a 38 polegadas. 


(Foto: LongBrothers/ Divulgação)
     O presidente da Assossiação Longbrothers e vice-presidente da Federação do Skate em Brasília, Eduardo Felgar, conta que o longboard está bem difundido e também na moda. “Só no nosso grupo são quase mil pessoas que nos acompanham, e existem mais de cinco associações na cidade. O skate só perde para o futebol, ficando em segundo lugar na lista de esporte mais praticado.” Ele afirma que pelo esporte ter semelhança ao surf, “caiu no gosto da garotada”.

Os Longbrothers é um grupo formado há 3 anos por cinco amigos que andavam de skate juntos e convidavam mais pessoas para o lazer. “Com o passar do tempo, esse número cresceu muito. Começamos a nos organizar proporcionando melhores condições para os praticantes”, disse Eduardo Felgar. O grupo adotou o final do Eixão Norte como ponto de encontro e nas reuniões eles levam a estrutura, como tendas, som, geradores, cones, rampas, materiais de primeiros socorros e água. Atualmente, a equipe promove eventos pela cidade sem fins lucrativos.

A estudante de publicidade, Maylla Montalvão, descobriu o longboard através de um casal de amigos. Frequentadora assídua, ela explica no que o novo esporte acrescentou calma na vida dela. “Quando estou estressada com o trabalho ou faculdade, dou umas voltas e me distraio. E também você já fica mais preocupada com o seu corpo, não vou mentir.”

Preocupados com a natureza, a Associação dos Longbrothers realizou o Clean Day mês passado na Ermida Dom Bosco, com a finalidade de deixar a via livre da sujeira. “Levamos vassouras, sabão e lixo. Lavamos a Ermida e limpamos toda a grama. Essa atitude é muito bacana”, completou.

Pelo Brasil existem centenas de campeonatos, variando a modalidade (Speed, Slide e Slalom). Em Brasília, apenas dois são federados e contam pontos para o ranking brasileiro (Overmeeting e Copa Centro-Oeste). O custo de um longboard varia entre R$400 e R$800. Vale ressaltar que o equipamento de segurança é imprescindível.

Por Larissa Coelho - Agência de Notícias UniCEUB

sexta-feira, 13 de abril de 2012

Policiais voltaram ao trabalho normal, mas mantém reivindicações , ratifica corregedor

Conforme a Agência de Notícias UniCEUB havia informado na quarta-feira, o Corregedor da Polícia Militar, Coronel Francisco Niño, confirmou que os policiais do Distrito Federal voltaram normalmente ao trabalho embora continuem as reivindicações salariais.

Ouça aqui entrevista 

Leia o que já publicamos sobre o assunto:

Corregedor aponta para fim da operação tartaruga e punições de PMs

Por José Maciel - Agência de Notícias UniCEUB

quinta-feira, 12 de abril de 2012

Esvaziamento político e falta de medidas sobre mudanças climáticas pode marcar a Rio +20 na visão de colunista ambiental

Em entrevista concedida à Agência de Notícias do UniCEUB, a doutora em Química e colunista ambiental, Karin Astrid, fala de suas preocupações com o esvaziamento da Conferência das Nações Unidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio +20), da necessidade urgente de medidas políticas que impeçam o desmatamento e da metamorfose que o ser humano terá de passar para se adaptar às mudanças climáticas que já chegaram.

Ouça a entrevista na íntegra.
Para Karin Astrid, a inclusão do tema erradicação da pobreza poderá desviar a atenção da Conferência, fazendo com que os países participantes deixem de tomar as decisões necessárias quanto ao efeito estufa. Segundo ela, já não é possível reverter os problemas que o aumento de temperatura causará ao planeta, à natureza e ao ser humano. “Só será possível minimizar os efeitos das mudanças climáticas. Estamos num momento delicado e de transição”, diz ela. Para Karin, o estilo de vida dos seres humanos será marcado por restrições nos próximos 30 anos, como economia de água, redução de consumo e de resíduos.


Por Mônica Prado, Agência de Notícias UniCEUB

Corregedor aponta para fim da “operação tartaruga” e punições de PMs

O Corregedor da Polícia Militar do Distrito Federal, Coronel Francisco Silva Niño, acredita que, a partir desta quinta-feira, dia 12, a sociedade não vai mais identificar traços da “operação-tartaruga”. “Toda a comunidade vai se sentir mais segura após a assembleia para definir os rumos da corporação e mais intensamente na sexta, quando acontecerá a cerimônia de posse do novo comandante”. O coronel disse que a corporação vai afastar e punir todos os que participaram do movimento. No entanto, admitiu que ainda há descontentes na tropa.

Ele não tratou dos acordos, mas adiantou que a tropa tem se sentido com a imagem manchada pela repercussão de mensagens de policiais em mídias sociais comemorando a onda de violência. Um dos exemplos foi uma postagem no facebook: “Venho através dessa comunidade agradecer pela ação do bandido, que trouxe à tona nosso movimento”.
O corregedor explicou que já há, por enquanto, oito processos envolvendo 18 policiais suspeitos de terem participado e incentivado a operação-tartaruga. “Podem ser mais policiais sim”. Foram abertas sindicâncias que devem se transformar em inquéritos policiais militares. Os processos devem ser remetidos à Justiça Militar. Embora todas as investigações sejam sigilosas, o corregedor acredita que a população poderá se informar sobre possíveis punições pelo Diário Oficial.

Por Amanda Carvalho e José Maciel - Agência de Notícias UniCEUB
Imagem: Cristian Benevides

sexta-feira, 6 de abril de 2012

Em partida equilibrada, UniCEUB/BRB vence Minas e sobe para segundo


No último duelo no ginásio da ASCEB nesta fase de classificação, o UniCEUB-BRB passou sufoco nos dois primeiros quartos, mas venceu a equipe do Minas Tênis Clube, por 87 a 76, na manhã desta sexta-feira. Depois de um começo de jogo equilibrado e um rendimento abaixo do esperado, o atual campeão no Novo Basquete Brasil voltou melhor após o intervalo e administrou o placar até o fim da partida. O destaque ficou por conta do camisa 23 Nezinho, cestinha da partida com 22 pontos.


O jogo


A terceira colocação do time da casa na tabela não intimidou os jogadores mineiros no inicio de partida.  Atual campeão, o UniCEUB-BRB viu o Minas Tênis Clubes alternar a frente no marcador ponto a ponto. Além do empate no placar do período, 23 a 23, a dificuldade enfrentada pelos comandos de José Vidal pode ser cogitada pelo número de faltas sofridas, seis contra apenas quatro cometidas. 

O equilíbrio do duelo continuou no segundo período. Com poucos espaços oferecidos pela equipe visitante o time da capital federal permitiu uma pequena vantagem e foi para o intervalo de jogo três pontos atrás no placar, 35 a 38.


A volta do vestiário foi melhor para o UniCEUB-BRB. Com duas bolas de três pontos, o armador Nezinho colocou a equipe da casa na frente do marcador. O restante do time acompanhou o embalo e empurrado pela torcida começou abrir vantagem no resultado. Nezinho passou a ser a diferença no jogo. Em uma jogada no terceiro quarto, por exemplo, conseguiu fazer uma cesta mesmo sofrendo a falta e caindo. No final do quarto, o time da casa já vencia por 66 a 57, com 22 pontos do camisa 23.


No quarto e último período, o Minas desestabilizou um pouco o time de José Vidal, que passou a ficar nervoso com as marcações da arbitragem e chegou a diminuir a diferença para três pontos há menos de sete minutos para o fim do jogo. No entanto, Nezinho fez a diferença de novo e manteve o time da casa na frente até o final. 

 

Por José Maciel - Agência de Notícias UniCEUB
Fotos: Yuri Freitas

quinta-feira, 5 de abril de 2012

Diretor de sindicato garante que greve está apenas no início Veja entrevista

O coordenador de assuntos educacionais do Sindicato dos Professores do Distrito Federal (Sinpro-DF), Claudio Antunes, afirmou, na noite de quarta (4), que ainda não há qualquer estimativa de fim da paralisação, que, na semana que vem, pode completar um mês. Uma reunião entre sindicalistas e governo está marcada para a segunda, dia 9, mas os dois lados estariam ainda distantes de um acordo, conforme apontou. "A categoria tem disposição para uma greve longa". Assista abaixo a entrevista.




A greve, que estaria "só no início”, segundo o sindicalista, chega, nesta quinta-feira, a 25 dias. Entre as reivindicações da categoria, está a incorporação da gratificação chamada de Tidem (correspondente a cerca de 50% do salário), conforme teria sido acordado com o governo no ano passado. Segundo o coordenador do sindicato, essa é a vigésima greve realizada pelos professores do DF em 50 anos. Ele recordou que, na década de 90, houve paralisações que superaram 70 dias de duração.

O salário inicial de um professor na capital, com gratificações, é de aproximadamente R$ 4.226 para 40 horas semanais de trabalho. 

Estudantes

O diretor do sindicato afirmou que o fim da greve também “vai depender da adesão ao movimento”. Segundo o representante do sindicato, em torno de 30% a 35% dos professores “estão furando o movimento de greve”.

Em relação aos prejuízos para os alunos, Antunes informou que as aulas serão repostas inclusive aos sábados. Ele apontou que a greve foi a última alternativa para garantir os direitos da classe.“O aluno é a vítima, mas a greve se dá quando tudo mais deu errado. O Distrito Federal tem hoje 649 escolas públicas com 540 mil estudantes.

A Secretaria de Planejamento afirmou no final de março que os professores que aderiram à greve terão desconto dos dias parados na folha de pagamento. A medida será tomada a partir de maio.

Por Natália Aquino - Agência de Notícias UniCEUB

quarta-feira, 4 de abril de 2012

Sociólogo considera Conferência Rio +20 como uma arena de luta. Ouça entrevista

Durante os dias de realização da Conferência das NaçõesUnidas sobre o Desenvolvimento Sustentável (Rio + 20), não serão os países que estarão em conflito, mas sim três concepções de mundo que sinalizam como as sociedades e as pessoas enfrentam as transformações pelas quais o planeta está passando. Essa é a visão do sociólogo Elimar Nascimento, entrevistado pela agência de notícias UniCEUB, enquanto participava de um evento sobre desenvolvimento sustentável, em Paris (França).

Ouça a íntegra da entrevista


O professor da Universidade de Brasília no Centro de Desenvolvimento Sustentável (UnB/CDS), Elimar Nascimento, explicou que os partidários da primeira visão têm na economia verde um alicerce para o enfrentamento das mudanças necessárias no caminho para um planeta sustentável.



Os seguidores da segunda visão acreditam que a tecnologia é a solução mágica para todos os problemas e aqueles que abraçam a terceira visão entendem que há um dilema planetário provocado por não só por uma crise ambiental, mas por uma crise ética e econômica. Nessa linha, as pessoas e as sociedades devem buscar um modelo em que seja possível prosperidade e redução do crescimento econômico.


A Rio+20 vai acontecer na cidade do Rio de Janeiro entre os dias 20 e 22 de junho.


 Por Mônica Prado – Agência de Notícias UniCEUB