segunda-feira, 16 de abril de 2012

Velocidade sobre prancha: conheça o esporte que virou moda na pista do Eixão

Uma nova modalidade chamada Longboard virou febre dos jovens que praticam esportes no Eixo Rodoviário aos domingos e feriados. Com uma pista de mais de 13 quilômetros de extensão, os skatistas percorrem o trecho da quadra 115 Norte até a subida da quadra 105 Norte realizando movimentos de surf e snowboard. Um longboard chega a atingir 70 km/h. A “prancha” se difere do tradicional skate por ter um tamanho equivalente a 38 polegadas. 


(Foto: LongBrothers/ Divulgação)
     O presidente da Assossiação Longbrothers e vice-presidente da Federação do Skate em Brasília, Eduardo Felgar, conta que o longboard está bem difundido e também na moda. “Só no nosso grupo são quase mil pessoas que nos acompanham, e existem mais de cinco associações na cidade. O skate só perde para o futebol, ficando em segundo lugar na lista de esporte mais praticado.” Ele afirma que pelo esporte ter semelhança ao surf, “caiu no gosto da garotada”.

Os Longbrothers é um grupo formado há 3 anos por cinco amigos que andavam de skate juntos e convidavam mais pessoas para o lazer. “Com o passar do tempo, esse número cresceu muito. Começamos a nos organizar proporcionando melhores condições para os praticantes”, disse Eduardo Felgar. O grupo adotou o final do Eixão Norte como ponto de encontro e nas reuniões eles levam a estrutura, como tendas, som, geradores, cones, rampas, materiais de primeiros socorros e água. Atualmente, a equipe promove eventos pela cidade sem fins lucrativos.

A estudante de publicidade, Maylla Montalvão, descobriu o longboard através de um casal de amigos. Frequentadora assídua, ela explica no que o novo esporte acrescentou calma na vida dela. “Quando estou estressada com o trabalho ou faculdade, dou umas voltas e me distraio. E também você já fica mais preocupada com o seu corpo, não vou mentir.”

Preocupados com a natureza, a Associação dos Longbrothers realizou o Clean Day mês passado na Ermida Dom Bosco, com a finalidade de deixar a via livre da sujeira. “Levamos vassouras, sabão e lixo. Lavamos a Ermida e limpamos toda a grama. Essa atitude é muito bacana”, completou.

Pelo Brasil existem centenas de campeonatos, variando a modalidade (Speed, Slide e Slalom). Em Brasília, apenas dois são federados e contam pontos para o ranking brasileiro (Overmeeting e Copa Centro-Oeste). O custo de um longboard varia entre R$400 e R$800. Vale ressaltar que o equipamento de segurança é imprescindível.

Por Larissa Coelho - Agência de Notícias UniCEUB

0 comentários:

Postar um comentário