quinta-feira, 24 de maio de 2012

Brasília ganha centro de referência em direitos humanos

Foi inaugurado nesta quinta-feira, dia 24, o Centro de Referência em Direitos Humanos na galeria do Hotel Nacional, na região central de Brasília. O objetivo da criação do centro é facilitar e agilizar a vida da população brasiliense e assegurar uma maior divulgação de programas de conscientização sobre direitos humanos. Uma maior proximidade com a população é uma das metas afirma Mara Costa, coordenadora do programa.

O projeto é uma parceria entre a ONG União Planetária, a Secretaria de Direitos Humanos (SEDH) e o Governo Federal. O centro irá atender a comunidade de Brasília e orientar e informar qualquer cidadão que sinta que seus direitos foram lesados, sem haver distinção da natureza de casos. O trabalho será feito em parceria com instituições públicas como a Secretaria de Diretos Humanos e a Defensoria Pública do Distrito Federal.

O atendimento é gratuito tanto na sede quanto linha telefônica e será feito das 8h às 18h, de segunda a sexta-feira. A conscientização da população é fundamental pois muitos não conhecem seus direitos e deveres cita Mara Costa “Esta é uma das maiores dificuldades. O público precisa de apoio, objetividade e clareza na hora de solucionar um conflito”.

O trabalho comunitário em equipe é essencial segundo a coordenadora pois apenas assim os direitos de todos os cidadãos serão assegurados. A implementação do centro é um apoio na implementação de políticas públicas e do Plano Nacional de Direitos Humanos III que buscam meios de acesso a população e formas de articulação para que os direitos humanos sejam garantidos. Tal esforço irá culminar em uma diminuição de casos de escravidão, prostituição, pedofilia e outros casos.

Será lançado um Guia de Direitos Humanos e realizados programas que irão dialogar promover o dialogo entre a sociedade e entidades publicas e privadas. Serão inicialmente sentidas as demandas da população para a melhor criação de programas efetivos, segundo Mara Costa. (contato: 3223 4099)


Por Júlia Balthazar - Agência de Notícias UniCEUB



0 comentários:

Postar um comentário