sexta-feira, 4 de maio de 2012

Filha de Nelson Rodrigues lança obra para revisitar "escritor das multidões"

Em 23 de agosto de 1912, nasceu um brasileiro que por muitos anos iria causar polêmica e inspirar toda uma geração. Nelson Rodrigues, dramaturgo, jornalista e escritor, completaria neste ano, 100 anos. Para prestigiar o autor de Vestido de Noiva (1943), O Beijo no Asfalto (1960), e Bonitinha, mas ordinária, Sônia Rodrigues, filha que seguiu os passos do pai e se aventurou na vida literária, lança, em Brasília, no dia 8, o livro Nelson Rodrigues por ele mesmo.

Ouça aqui a íntegra da entrevista.


A obra possui textos originais e revistos, recortes de entrevistas que o escritor fez para jornais, revistas e televisão. Sônia ressalta que o pai escrevia para multidões, já que durante sua carreira jornalística aprendeu a usar uma linguagem simples, clara, acessível a todos, de leitura rápida. Ela escreveu o livro quando percebeu a necessidade de mostrar para o público brasileiro o que Nelson pensava sobre sua própria obra.
Sônia Rodrigues considera que a imagem que fica para o leitor, é de um jornalista muito corajoso e um ser humano sensível.  O pai foi inspiração para ela, que tem em comum o uso dessa linguagem de amplo alcance, para todos os públicos. Atualmente ela é doutora em literatura, e trabalha com textos virtuais, reforçando esse traço democrático da sua escrita.

Ela considera que o livro que será lançado no UniCEUB no dia 8 de maio, terça-feira, é fundamental para o estudante de jornalismo, pois é um histórico do que é, e do que se tornou a imprensa, assim como mostra o que Nelson fez com o trabalho dele, retratando a que ponto pode chegar o profissional nessa área.


Por Luiz Claudio Ferreira e Luísa Ikemoto - Agência de Notícias UniCEUB
Trabalhos técnicos de rádio: João Pedro Melo

1 comentários:

  1. Caracasssssssssssssssssssss,estarei presente nesse dia! Tenho certeza que será muito massa!
    Karlinha-Coffie and Movies.

    ResponderExcluir