sexta-feira, 25 de maio de 2012

Vídeo: Economista fala sobre desenvolvimento Sustentável e a necessidade de medir o consumo e não a produção

A superação do PIB e sua substituição por outra medida econômica de desempenho dos países foi assunto da palestra do economista e professor da Universidade de São Paulo (USP), José Eli da Veiga, na tarde desta quarta-feira (23 de maio), como parte do evento Quarta Sustentável do Centro de Desenvolvimento Sustentável na Universidade de Brasília (CDS/UnB). “O PIB não serve”, diz Eli da Veiga enfatizando que a Rio +20 pode ser um divisor de águas ao decidir buscar uma nova medida econômica para os países.  
Para o economista, o caminho para a superação do PIB é deixar de medir a produção para medir o consumo. “É preciso medir a renda disponível da família média”, explica Eli da Veiga. Segundo ele, a título de exemplo, a França vem fazendo cálculos dessa natureza assim como a Irlanda, país em que é possível observar crescimento continuado do PIB e renda média tão baixa quanto da Itália. 
Durante a palestra, Eli da Veiga também falou das fronteiras da sustentabilidade ambiental, da assimetria internacional e das críticas à economia verde que são feitas por políticos e pela comunidade científica.
Por Mônica Prado, Agência de Notícias UniCEUB

0 comentários:

Postar um comentário