quinta-feira, 10 de maio de 2012

Editor da Globo espera que aluno de jornalismo não tenha medo de errar


O jornalista Fábio Willian, editor-chefe e apresentador do DF-TV 1ª edição, inspira-se na própria história de vida para apostar que o bom aluno de jornalismo não pode ter receio dos desafios e até possíveis fracassos. Em um bate-papo que durou cerca de 2 horas e meia com estudantes do UniCEUB, o palestrante falou de experiências na carreira e deu dicas aos alunos. "Tem que meter a cara. Não pode ter medo de errar".

Para Fábio, o grande desafio da televisão é fazer algo que as pessoas vão se interessar, tendo em vista a concorrência com os outros  meios de informação. O jornalista explicou que em uma matéria não adianta colocar toda a informação apurada apenas o necessário para que o telespectador capte mais informações importantes. 

“Meter a cara. Surgiu uma oportunidade faça, experimente”.  
História de "erros" - Fábio William contou casos próprios que divertiram a plateia. Ao invés de enumerar os sucessos e prêmios que recebeu durante a carreira, o jornalista preferiu revelar os erros, medos e gafes vivenciados como repórter e apresentador. “A gente tem o direito de errar, mas nunca o de deixar de experimentar”, disse, depois de compartilhar as “horríveis, pavorosas” situações de estreia no rádio e na TV.

Sobre a polêmica da obrigatoriedade ou não do diploma, ele foi categórico: “Tem sim que ter diploma! O jornalista tem que passar pela teoria, pela filosofia, a ética”. Quanto à concorrência do telejornalismo com a internet e as novas mídias sociais, revelou não ter receita, uma fórmula pronta. Repetiu que o desafio pela busca do telespectador é diário.

Por Cecília Sóter e Sérgio Bertoldi- Agência de Notícias UniCEUB

0 comentários:

Postar um comentário