segunda-feira, 29 de outubro de 2012

Crescente utilização de reservas hídricas tem consequências irreversíveis, afirma especialista


A Doutora em Química, Karin Astrid, publica videoblogs sobre a relação homem e natureza desde fevereiro de 2012. A pesquisadora utiliza a internet para falar sobre água, mitigação de danos, vestimentas e educação ambiental. Os videoblogs de Karin Astrid podem ser encontrados no portal Painel Brasil TV.

 
As águas subterrâneas – A professora Karin explica que a crescente utilização de reservas hídricas subterrâneas tem consequências irreversíveis, como o comprometimento de reservas hídricas, da vegetação e do próprio planejamento urbano do Distrito Federal. A abertura de poços artesianos e cisternas, sem autorização dos órgãos competentes, pode gerar poluição de lençóis freáticos e mananciais. Karin Astrid faz um alerta à população afirma e corre o risco de ficar sem água daqui a quatro anos, devido à ocupação desordenada de terras.
 

Biorremediação – Karin conta como o derramamento de petróleo em mares e oceanos nos últimos setenta anos gerou uma série de desastres ambientais. A professora explica como esses acidentes poluem a biota marinha, dizimam grande parte dos recursos pesqueiros, animais marinhos e poluem praias e áreas de mangues. A biorremediação surge como possibilidade de recurso tecnológico, já que não utiliza água natural tratada, não interfere nas operações que já estão sendo usadas e apresenta custos menores se comparada às outras técnicas de remediação.
 

Medindo a Sustentabilidade – Karin explica que a produção e o consumo sustentáveis têm um objetivo de reduzir impactos dos processos de produção sobre o meio ambiente e programar o desenvolvimento econômico-social. A professora observa que a população está cada vez mais consciente e preocupada com a sustentabilidade. Ela ressalta que o desenvolvimento tecnológico na direção de um padrão de produção menos agressivo ao meio ambiente é visto como uma solução parcial do problema.
 

Terras Raras e a Tecnologia – A pesquisadora descreve como começou a luta em torno dos minérios que fazem parte do mundo eletrônico e esclarece que esse mercado é atualmente dominado pela China. O Brasil, em contrapartida, tem pouca participação no comércio de alta tecnologia, devido à escassez de matéria-prima. Karin diz que é preciso investir em pesquisa e tecnologia para tornar viável a exploração e o desenvolvimento de toda a cadeia de negócios gerada a partir dos minerais de terras raras no Brasil.
 

Águas de Março – A professora Karin explica que diversas atividades humanas como a agricultura, a urbanização e as mudanças climáticas têm impacto direto sobre a qualidade da água. Em muitas regiões, a água está contaminada em níveis diferentes. Às vezes, a contaminação é tão aguda provoca doenças e podem acabar com milhões de vidas. Por fim, Karin afirma que é hora de assumir uma postura frente ao desafio de proteger e melhorar a qualidade das reservas de água doce do planeta.
 

Por Bruna Goularte - Agência de Notícias UniCEUB

0 comentários:

Postar um comentário