quarta-feira, 24 de outubro de 2012

Projeto de música valoriza expressão de crianças de Brasília

Coreografias com passos e posturas definidas não são estimulantes para a criatividade das crianças. Dentro dessa ótica, a professora e pedagoga Alice Medina criou um projeto diferente de música e dança para os pequenos de Brasília. De acordo com a pesquisadora, alunos e alunas da educação infantil podem se expressar naturalmente, sem coreografia preestabelecida por professores, e demonstrar que crianças são tão capazes quanto os adultos para criar.
 
Ouça entrevista na íntegra
As músicas clássicas que embalam o projeto são uma escolha pessoal da pesquisadora e valorizam compositores renomados como Beethoven, Bach e Vivaldi. Inspiradas por sons de caixinhas de música, crianças podem expressar os sentimentos. “A música leva a criança ao próprio universo e isso influenciará para que ela possa brincar sorrir e se sentir bem, com maior naturalidade.”
A professora acrescenta que o projeto busca o respeito à linguagem corporal da criança. E, ainda, que instituições públicas e privadas podem entrar nessa dança. “É possível adotar o projeto em escolas porque o corpo é uma forma de expressão assim como a escrita.”
Por Luciano Villalba, Agência de Notícias do UniCEUB

0 comentários:

Postar um comentário