Coreografias
com passos e posturas definidas não são estimulantes para a criatividade das
crianças. Dentro dessa ótica, a professora e pedagoga Alice Medina criou um
projeto diferente de música e dança para os pequenos de Brasília. De acordo com
a pesquisadora, alunos e alunas da educação infantil podem se expressar
naturalmente, sem coreografia preestabelecida por professores, e demonstrar que
crianças são tão capazes quanto os adultos para criar.
Ouça entrevista na íntegra
Ouça entrevista na íntegra
As
músicas clássicas que embalam o projeto são uma escolha pessoal da pesquisadora
e valorizam compositores renomados como Beethoven, Bach e Vivaldi. Inspiradas
por sons de caixinhas de música, crianças podem expressar os sentimentos. “A
música leva a criança ao próprio universo e isso influenciará para que ela possa
brincar sorrir e se sentir bem, com maior naturalidade.”
A
professora acrescenta que o projeto busca o respeito à linguagem corporal da
criança. E, ainda, que instituições públicas e privadas podem entrar nessa
dança. “É possível adotar o projeto em escolas porque o corpo é uma forma de
expressão assim como a escrita.”
Por Luciano Villalba, Agência de Notícias do UniCEUB
0 comentários:
Postar um comentário