segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Falta de cuidado com resíduos em salões de beleza contribui para degradação ambiental


O que acontece com os resíduos de tinta quando uma mulher pinta o cabelo? Ou quando ela faz uma escova progressiva à base de formol no salão de beleza? É essa a preocupação da colunista ambiental Karin Astrid, e que foi tema de seu videoblog “O que a aparência tem a ver com a questão ambiental?”.

De acordo com a professora e doutora em química “a falta de manejo adequado dos resíduos dos salões de beleza tem contribuído de maneira significativa para a degradação ambiental”. Karin explica que são encontrados vários metais pesados nas tinturas de cabelo, que interferem na capacidade depurativa das águas. É assim que substâncias como corantes, emulsificantes, formol e surfactantes vão parar na rede de esgoto e em lixões. As consequências? Aumento da demanda bioquímica de oxigênio (DBO) e um processo de eutrofização, que significa o acúmulo de nutrientes – principalmente fósforo e nitrogênio – em uma massa de água.

No videoblog, que teve mais de quatrocentos acessos, a professora Karin enfatiza a importância de debater o assunto a cerca dos impactos causados por tais resíduos ao meio ambiente. “O gerenciamento dos resíduos dos salões de beleza e a educação ambiental para os profissionais da área tornam-se fundamentais para reduzir esses impactos” esclarece.

Por Bruna Goularte - Agência de Notícias UniCEUB

1 comentários:

  1. Interessante como a preocupação com o meio ambiente deve estar presente em todos os lugares!

    ResponderExcluir