sexta-feira, 19 de outubro de 2012

Vigilância Sanitária inspeciona 10 mil restaurantes e interdita 158

De janeiro a novembro do ano passado, foram feitas 10.129 inspeções no setor de alimentos no Distrito Federal. Pelo menos 10 mil eram restaurantes e destes, 158 foram interditados. Os dados de 2012 ainda não foram consolidados.

Em Brasília, o responsável para a verificação de alimentos e saúde dos restaurantes é o governo local, que atua pela Diretoria da Vigilância Sanitária que, atualmente, conta com 160 fiscais distribuídos em 22 núcleos regionais do Distrito Federal.

Para que Brasília tenha uma fiscalização mais frequente e menos restaurantes autuados deve-se aumentar o número de auditores de vigilância sanitária.  “Um problema que enfrentamos é a escassez de auditores, o que torna a fiscalização menos frequente. Quando dividimos os 160 auditores nos 22 núcleos eles se tornam poucos”, disse André Godoy, gerente de alimentos da Vigilância Sanitária do Distrito Federal.

Os fiscais

Os fiscais são de nível superior e escolhidos através de concurso público. De acordo com o órgão, eles seriam treinados para realizar o trabalho de maneira que todo o local seja supervisionado, desde o fluxo de produção até o treinamento dos funcionários.

Como ocorre a fiscalização

Existem basicamente duas formas que a fiscalização acontece e demandas que devem ser atendidas, como pedidos de órgãos do Ministério Público. A primeira ocorre com a denúncia de determinado restaurante. Quando uma pessoa liga para o número 160 e faz uma reclamação, o assunto é encaminhado a um auditor ou fiscal relacionado ao núcleo onde o restaurante se encontra. A fiscalização programada é a segunda forma, quando a iniciativa é do próprio órgão. O intuito é de orientar e observar a rotina dos restaurantes. Caso o estabelecimento apresente risco, o local pode ser interditado. Ao apresentar uma falha, o dono do local poderá ser intimado e terá determinado prazo para correções.
 
Por Ananda Beleza - Agência de Notícias UniCEUB

0 comentários:

Postar um comentário